Sobre o Travertino04/11/2015


Dicas e acabamentos

Banner imagem travertino banner

É formado em zonas kársticas calcárias, pela precipitação de carbonato de cálcio por ação da água doce, o que provoca espaços ocos e o depósito de materiais em bandas mais ou menos paralelas.

O travertino é uma rocha sedimentária principalmente formada de calcário e com a sua origem há milhões de anos nos depósitos dos rios e nascentes que lhe proporcionaram uma beleza única e atemporal.

Encontramos os primeiros exemplos de resistência e de magníficas qualidades decorativas desta Pedra Natural na antiga Roma, aonde os monumentos e igrejas construídos com travertinos resistiram à passagem dos anos e continuam elegantes e majestosos.

Há grandes pedreiras deste tipo de rocha no México, na Turquia e no Peru, mas as variedades mais famosas são as italianas, sendo o de Tivoli um dos mais procurados.

No Brasil, os mais usados são: o Travetino Romano e o Travertino Navona (importados da Itália ou outras regiões); o Travertino Nacional (ou mármore Bege Bahia) é um similar mais barato e bem parecido.


Indicação: O Mármore Travertino é muito utilizado em espaços comerciais, locais de trabalho e zonas residenciais pela sua idoneidade em pavimentos e revestimentos. É uma pedra natural de cor bege clara, caracterizada por veios longilíneos, que lembram ramos e folhas, por isso são considerados uma das favoritas para revestimento de chão e parede. Não são recomendados para bancadas de cozinhas/churrasqueiras (óleos e gorduras podem manchá-lo), e nem pisos de alto tráfego ou áreas úmidas.