Sobre o Mármore28/10/2015


Dicas e acabamentos

Banner imagem marmore banner

Para os geólogos o mármore é exclusivamente uma rocha metamórfica cristalina e carbonatada, composta por cristais de calcite (mármore calcítico) ou dolomite (mármore dolomítico), resultante da recristalização de rochas calcárias ou dolomíticas previamente existentes.

Os Mármores de Estremoz estão entre as mais conhecidas. A excelência evidenciada pelas variedades cromáticas mas também, e cada vez mais, pelas suas propriedades físico-mecânicas, em função de constrangimentos de mercado, colocam os Mármores de Estremoz entre os melhores do Mundo, sejam quais forem os parâmetros comparativos que se utilizem.

Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico. Dessa forma, possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam bastante rentáveis na indústria de rochas ornamentais. No Brasil, as maiores concentrações de mármore estão no estado do Espírito Santo, sendo este também o maior produtor de rochas ornamentais do país.

Indicados para: Para pisos internos de salas, halls e quartos. São muito usados em banheiros e demais ambientes sociais. Como são mais moles e menos resistentes que os granitos, são suscetíveis a manchas e desgaste.