Sobre o Granito26/10/2015


Dicas e acabamentos

Banner imagem granito banner

O granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais, todavia é basicamente composto por três: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina) responsável pela variedade de cores, dentre elas: avermelhada, rosada e creme-acinzentada; e a Mica (biotite e moscovite) que confere o brilho à rocha.

O primeiro povo a extrair e utilizar o granito foram os egípcios e posteriormente os romanos. No Egito, a rocha era utilizada na construção de monumentos e túmulos faraônicos já que eles se preocupavam muito com a estética. Já na Idade Média, o granito passou a ser usado largamente nas casas e nas igrejas. Atualmente é muito utilizado na construção civil bem como para ornamentos e decoração de interiores.

O Brasil é um dos principais produtores de granito e está entre os maiores exportadores do mundo. Cada estado brasileiro possui extração da rocha e dependendo do local, o granito varia de tonalidade. Assim, entre o granito mais valorizado do Brasil está o baiano, no qual as rochas são azuis (Azul-Bahia). Já em minas gerais são lilás (Lilás-Gerais) e no estado de São Paulo são verde (verde-ubatuba).

Indicados para: Áreas externas ou internas, inclusive em cozinhas e lavanderias por serem bem duros e resistentes a ataques químicos. Também são mais resistentes a absorção de água e a desgaste abrasivo.

Fonte: todamateria.com.br