Rústico ou Polido: Como escolher o revestimento certo para o seu projeto06/02/2015


Dicas e acabamentos

Banner travertino

Os revestimentos são mais que detalhes em um ambiente. Eles são parte fundamental na construção do espaço e, junto com os demais elementos escolhidos pelo cliente ou pelo responsável pela obra, contribuem para criar o estilo do local.

Ao criar o projeto para um ambiente ou planejar uma reforma, você pode optar por diversos tipos de revestimentos e, dentre eles, escolher a opção de serem rústicos ou polidos. A diferença está no tratamento dado ao material, seja ele porcelanato, mármore, granito, entre outros.

O revestimento polido recebe um polimento ao final do processo para dar brilho. Já o rústico não passa por esse processo e fica com um acabamento fosco e mais “natural”. Ambos são ótimos para completar um ambiente, mas a escolha deles deve estar de acordo com o projeto e o que ele deseja transmitir.

O revestimento rústico deixa o ambiente com um aspecto mais aconchegante e quente por conta da sua superfície mais fosca. Em geral, um ambiente rústico pede essa característica. Porém, o modelo do revestimento deve ser escolhido com cautela, para que o ambiente não fique com um aspecto monótono e morto.

Em termos práticos, o revestimento rústico disfarça riscos e as manchas podem ser limpas com mais facilidade. Por outro lado, é um tipo de peça que exige maior atenção quanto à luminosidade do ambiente, por conta de sua baixa reflexibilidade.

Os revestimentos rústicos em geral acabam sendo menos escorregadios que os polidos, por isso são comuns em áreas de convivência e espaços externos do lar, como churrasqueiras e varandas.

O revestimento polido é mais elegante e combina com ambientes que tem ou terão essa característica já que o brilho pede algo mais luxuoso e sofisticado. Porém, por ser mais “frio”, precisa ter outros elementos que o tornem mais aconchegante.

Uma desvantagem é que ele acaba deixando mais aparentes as marcas de pés, sujeiras e riscos. Esse tipo de revestimento também é muito utilizado em áreas mais secas por ser bastante liso. Em áreas que recebem grande incidência de luz ele pode provocar desconforto visual por conta do seu acabamento reflexivo.

A escolha pelo melhor revestimento vai depender do seu projeto, do estilo do ambiente e do desejo do cliente. Portanto, seja rústico ou polido, o ideal é que você utilize sua experiência e conhecimento para decidir por aquele que vai ser usado no espaço.