Harmonia entre plantas e pedras ornamentais na decoração11/01/2016


Dicas e acabamentos

Banner jardim de inverno

Combinar pedras ornamentais com arranjos de plantas é uma ótima opção de decoração para sua casa, pois deixam o ambiente mais sofisticado e aconchegante.

Uma coisa que deve-se levar em conta é harmonizar não só a vegetação como a área a ser decorada, o piso, mobiliário, iluminação e tudo mais. Planeje a iluminação para destacar a vegetação e as obras de arte. Você pode usar lâmpadas no teto direcionada às plantas. Pode colocar luz no chão ou nos vasos. Deste modo irá conferir conforto, praticidade e harmonia a qualquer ambiente.

Outra opção seria criar um jardim de inverno. Pense que este ambiente pode ser mais que apenas decoração. Pode-se tornar um espaço aconchegante no qual pode ser usado para leitura, para relaxar ou para degustar um vinho a dois. Caso não disponha de muito espaço, você poderá arranjar as plantas sob escadas, em corredores, em banheiros, varandas e cozinhas.

É muito importante que o jardim interno seja bem iluminado com luz natural, mas se não for o caso, procure plantas mais resistentes que necessitem de poucas regas e sobrevivam sem a luz do sol. Indicamos o cacto, a pau d’água, a zamioculca, a echevéria, a palmeira chamaedore, a licuala, a lança de São Jorge, o belíssimo lírio da paz e o antúrio.

Se você esquece de cuidar das suas plantinhas, porque não usar as artificiais? Antigamente elas não tinham um aspecto tão refinado quanto hoje. Além de duráveis não necessitam de luz natural e você pode escolher exatamente a planta que desejar. Mas não esqueça, um fator muito importante que vai conferir charme ao jardim de inverno, natural ou artificial, é a iluminação.