Conheça mais sobre o Estilo Provençal03/03/2016


Dicas e acabamentos

Banner tumblr nup707b5nc1qddbreo7 1280 e1449257636779

Por volta dos anos 1700 camponeses que moravam em Provença passaram a imitar o gosto refinado da realeza. Surgia assim o Estilo Provençal que reflete tranquilidade e bem estar, suas origens nos levam à famosa região de Provença, no sul da França, um conjunto de cidades históricas, pequenos castelos e enormes campos de lavanda. A Provença situa-se longe da Corte Francesa, que se concentrava em Paris.

A partir daí, os móveis luxuosos e cheios de detalhes da Família Real começaram a ser copiados pelos marceneiros e artesãos locais com madeiras inferiores e acabamento menos delicado. Essa maneira criativa de se aproximar de um estilo muito distante da realidade econômica da maioria da população da época logo se espalhou por toda a França. Os móveis antigos e a presença das flores nos casebres de Provença evoluíram com o tempo e ganharam também novos significados e aplicações, se consolidando como um estilo próprio, elegante e apreciado no mundo todo.

O gesso-cré foi criado para esconder as falhas no acabamento e os defeitos da madeira. Era uma mistura à base de gesso e cola. Com o tempo, a pintura aplicada nos móveis, portas e gavetas também se desgastava e criava uma aparência envelhecida e patinada – e essa característica é uma das mais marcantes do Estilo Provençal.

Este estilo usa bastante tons pastéis e as cores mais claras, como o branco e o bege. Para sua decoração use tons mais claros de azul, rosa, lilás e verde em basicamente qualquer elemento decorativo de casa, como almofadas, paredes, cadeiras e molduras de espelho.

Como dito, os tons pastéis e as cores mais claras, como o branco e o bege, são predominantes no Estilo Provençal. Deste modo mármore e granitos com esses tons caem muito bem nesta decoração.

O Travertino é a opção ideal para o Estilo Provençal, em sua forma mais rústica há pequenas cavidades que é a maior característica deste estilo. Portanto, prefira usar seu modelo mais natural sem polimento para compor com perfeição o estilo.